PARTICIPE DESTE PROJETO

PARTICIPE DESTE PROJETO
Clique aqui e veja a relação de contribuintes e relatórios do investimento

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

HUDSON TAYLOR - O pai das missões da China

Hudson Taylor
(1832-1905)

Tiago Taylor tinha-se levantado cedo de madrugada. Chegara por fim o auspicioso e anunciado dia de seu casa­mento; o moço ocupava-se em arrumar tudo para receber a noiva na casa que iam ocupar. Enquanto trabalhava, esta­va meditando sobre as ocorrências recentes na aldeola.

Duas famílias, a dos Cooper e a dos Shaw, converte­ram-se e convidaram João Wesley a pregar na feira. O ve­lho discursou sobre "a ira vindoura" de tal maneira, que o povo desistiu da amarga perseguição, deixando o intrépido pregador hospedar-se na casa do senhor Shaw.

Enquanto Tiago preparava a casa para a chegada da noiva, ouvia-se a voz da vizinha, a senhora Shaw, cantan­do. Lembrou-se de como ela, meses antes, passava todo o tempo acamada, gemendo dia após dia por causa do reu­matismo que a deixara aleijada. Mas quando "confiou no Senhor", como disse, para a cura imediata, grande foi a transformação. E indizível foi a surpresa do marido ao vol­tar a casa: a esposa não somente estava curada e de pé, mas estava varrendo a cozinha!Tiago Taylor odiava a religião. Ainda mais: esse era o dia em que se ia casar. Depois do casamento iam dançar e beber como se fazia em tais ocasiões. Mas não podia livrar-se das palavras, talvez ouvidas do sermão do pregador: "Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor."
Clique em mais informações para continuar lendo a história

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

VOCÊ JÁ SE ALISTOU?

 VOCÊ JÁ SE ALISTOU? O MESTRE TE CHAMA

Jesus Cristo é o Mestre por excelência, toda autoridade está em suas mãos Mt.28:18; Jo.5:27, Ele reina sobre a igreja Ef.1:22 e sobre os poderes celestiais I Pe.3:22. Ele é o General do exército que busca as almas dos braços do inimigo.

Quando se faz referencia a Jesus, como General de Guerra, não significa dizer que Ele é um antônimo da paz, nem que seja alienado da misericórdia, do amor, ou que se assemelhe aos ditadores que estão à frente dos exércitos preparados para derramar sangue de inocentes e defender causas terrenas. Pois, a luta por Ele travada não é contra os seres humanos. Diz a Bíblia:

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” Ef.6:12 . 

Ele, o nosso Senhor é exatamente o General que convoca o seu exército, dar instruções e os deixa livres para decidir a hora de ir, e aonde ir. Até porque o campo de trabalho é o mundo, a ordem já foi dada para ir e fazer o que for possível, pois o impossível pertence a Deus. 

Deus não intervém no livre arbítrio que ao homem uma vez foi entregue. Porém, é necessário agir com gratidão a tudo que Cristo fez pela sua igreja e buscar surpreender a si mesmo na execução do trabalho evangelístico. E para isso há um manual, a bússola para os que desejam ser vitoriosos no trabalho de evangelização, a saber, as sagradas escrituras. 

Ganhar almas é uma questão de obediência e não uma opção.

O fato de Ele, o dono da obra não ser um carrasco à semelhança dos que se ver à frente de algumas organizações, não impede o pregador do evangelho de ser zeloso, ter desenvoltura física, intelectual e emocional, ser estratégico, audaz, submisso, arrojado e etc. É necessário considerar a evangelização como realmente ela é: “a tarefa suprema da igreja”. Uma obra Espiritual. 

Mesmo que o Senhor nosso Deus não nos pressione a fazer absolutamente nada como se faz nos esquadrões desta terra, precisamos diante dEle nos apresentar de modo digno de aprovação, e perante o povo, defendê-lo com bravura sabendo que aquilo que se aplica ao evangelho também se aplica a quem evangeliza.

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar...”2Tm. 2:15. 

Não se encontra as instruções para a tarefa evangelística nas necessidades da humanidade e sim em Deus e sua palavra. Portanto, é necessário intimidade com o dono da obra e achegar-se a Ele sempre com reverencia e acima de tudo com sinceridade, pois Deus conhece os mais profundos sentimentos da alma.

Pr. Isac A. de Sousa

CULTO DE CRIANÇAS

1º Culto de crianças na congregação do Bairro Bacuri

Nossas irmãs desenvolvem um excelente trabalho espiritual com as crianças da cidade. E desta vez deixaram a sede e foram a um dos bairros proclamar que Cristo também tem interesse nos "pequeninos".
 Veja as fotos:.





AULA DE MISSÕES

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

EXISTE UMA IGREJA COM O PODER DA SALVAÇÃO?

SALVAÇÃO SOMENTE EM JESUS

Apesar do seguinte escrito: "O Concílio Vaticano II em seu Decreto sobre o Ecumenismo explicita: 'Pois somente através da Igreja Católica de Cristo, auxílio geral de salvação, pode ser atingida toda a plenitude dos meios de salvação'." P. 234, #816  A Bíblia jamais indica que há alguma igreja exclusiva com o poder de salvação.  


Literalmente centenas de Escrituras proclamam que a salvação é um dom gratuito de Deus, à disposição de qualquer um, mas somente através de Jesus Cristo. Confira os textos abaixo:

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23

Nenhum outro nome (ou grupo) pode oferecer salvação, exceto Jesus: "E não há salvação em nenhum outro; (exceto Jesus) porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." Atos 4:12

Quando Jesus morreu na cruz ele pagou o preço total e completo pelos pecados de toda a humanidade e tornou possível a qualquer um ir diretamente a Ele para a salvação. O próprio Jesus anunciou que:

"Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus." João 3:36

Ele também pregou:

"Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." João 5:24

Outra vez, e mais outra, Jesus proclamava sua verdade abençoada: "...Quem crê, em mim tem a vida eterna." João 6:47

Leia também João 6:40; João 3:16, João 3:18, João 3:36 e João 1:12.

Em João 20:31 nós descobrimos porque os Evangelhos foram escritos: "Estes, porém, foram registados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." João 20:31

"Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio do seu nome, todo o que nele crê recebe remissão de pecados." Atos 10:43

De acordo com a Bíblia, a redenção está em Cristo, e não no nome da Igreja: "Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3:24

Cristo sozinho pode oferecer o dom da vida eterna, porque ele voluntariamente derramou Seu sangue por nós:

"No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça." Efésios 1:7

Mais uma vez, a única exigência para a salvação é a fé em Jesus Cristo: "Pois não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê." Romanos 1:16

Muitas Escrituras repetem este tema:

"Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5:9

Quando Jesus estava pendurado na cruz, ele mostrou que a salvação vem através dele e não através da Igreja Católica. O ladrão que estava na cruz perto dele, clamou:

"...Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino." Lucas 23:43

Quando aquele pecador moribundo pronunciou estas palavras de fé, Jesus logo respondeu:

"...Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso." Lucas 23:43

Igreja nenhuma salva... Quem salva é Jesus: "Porquanto Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." João 3:17

"Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." Romanos 5:9

Se a salvação fosse possível somente através da Igreja Católica, teria Deus intencionalmente nos conduzido ao erro através de sua Palavra, sabendo que nossa salvação estava em perigo? Teria Pedro abertamente declarado as seguintes palavras nas Sagradas Escrituras?

"Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram." Atos 15:11

Conclusão
A Palavra de Deus declara que a salvação é obtida através da fé no sangue derramado por Jesus Cristo, enquanto o Catecismo mantém que a salvação só é possível através da Igreja Católica.

Você tem de decidir agora em quem vai acreditar- nas tradições dos homens ou na Palavra de Deus? Você não pode dizer: "em ambos", porque cada um insiste em que o outro está errado.

"Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele." 1 João 4:9 Lembre-se, algum dia você vai estar diante de Deus e explicar-lhe porque você tomou a decisão que tomou. Você quer correr o risco de rejeitar a Palavra de Deus para seguir as tradições dos homens?

"Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens." Marcos 7:8

PRÉ-AULA DA LIÇÃO 8 - O INICIO DO GOVERNO HUMANO


REFLEXÃO

OUTRAS VERDADES SOBRE A VERDADE

  • .A verdade é descoberta, e não inventada. Ela existe independentemente do conhecimento que uma pessoa tenha dela (a lei da gravidade existia antes de Newton). 
  • ·A verdade é transcultural. Se alguma coisa é verdadeira, então ela é verdadeira para todas as pessoas, em todos os lugares, em todas as épocas (2 + 2 = 4 para todo o mundo, em todo lugar, o tempo todo). 
  • ·A verdade é imutável, embora as nossas crenças sobre a verdade possam mudar (quando começamos a acreditar que a Terra era redonda, em vez de plana, a verdade sobre a Terra não mudou; o que mudou foi nossa crença sobre a forma da Terra). 
  • ·As crenças não podem mudar um fato, não importa com que seriedade elas sejam esposadas (alguém pode sinceramente acreditar que o mundo é plano, mas isso faz apenas a pessoa estar sinceramente errada). 
  • ·A verdade não é afetada pela atitude de quem a professa (uma pessoa arrogante não torna falsa a verdade que ela professa. Uma pessoa humilde não faz o erro que ela professa transformar-se em verdade). 
  • ·Todas as verdades são verdades absolutas. Até mesmo as verdades que parecem ser relativas são realmente absolutas (e.g., a afirmação "Eu, Frank Tutek, senti calor no dia 20 de novembro de 2003"[1] aparentemente é uma verdade relativa, mas é realmente absoluta para todo o mundo, em todos os lugares, que Frank Turek teve a sensação de calor naquele dia).
Em resumo, é possível haver crenças contrárias, mas verdades contrárias é uma coisa impossível de existir. Podemos acreditar que uma coisa é verdade, mas não podemos fazer tudo ser verdade. 

Extraído do Livro: Não tenho fé suficiente para ser Ateu(Norman Geisler &Frank Turek)

sábado, 14 de novembro de 2015

RETIRO DE JOVENS

Pr. Isac e Marilene Louvando a Deus


Foi um dia inesquecível, com certeza os jovens e adolescentes que participaram do I ACAMPJOVEM no povoado Alegre vão testemunhar o quanto é prazeroso e gratificante servir a Deus.


Um deles disse: "A minha vida não será mais a mesma, passei a ver a vê-la de outra forma"



Casal de Missionários da região
O casal de missionários Julho e Gracielle estão empenhados na obra de Deus e desbravando a região onde vivem. E desta vez nasceu em seus corações o desejo de organizar este evento, e prontamente a igreja em Bertolínia através de seu pastor Isac A. de Sousa abraçou a idéia. 


Gincana Biblica, brincadeiras, louvor, devocionais, reflexões, criatividade, alegria e muito mais alegria, esta a marca do evento.

Confira as fotos:










Pré-aula da Lição 7 - A família que sobreviveu ao dilúvio

EBD

Uma projeto que já mudou a vida de milhares, e PODE MUDAR SUA VIDA TAMBÉM

E.B.D (Escola Bíblica Dominical). Não é uma dessas qualquer que vemos por aí..!

Nosso currículo é preparado para pessoas especiais como você, gente que gosta de estar informado e valoriza o crescimento. Traz um aprendizado que agrega valores para toda família. 

Temos classes apropriadas para cada faixa etária, com didática, amor e dinamismo diferenciados. 
Temos professores preparados, material de apoio e muita boa vontade.

As vagas estão sempre abertas.  

DIA e HORÁRIO: Os melhores - DOMINGO / 08:30
LOCAL: O mais seguro - Templo da Assembleia de Deus (Av. Presidente Médici, 12, Centro, Bertolínia-PI)

TÁ AQUI SUA CHANCE!
Seja também um aluno e viva uma vida edificada em Cristo.

Nosso Currículo:












domingo, 8 de novembro de 2015

INAUGURAÇÃO DE TEMPLO

Depois de muito trabalho e renúncias Chega o dia da Vitória. 

Mais uma casa de oração, mais um bonito templo construído e mais um bairro abençoado. A Assembleia de Deus em Bertolínia inaugurou em 24 de Outubro sua 2ª congregação. Desta vez no bairro Bacuri. 
Foi uma noite memorável. As comemorações tiveram inicio as 19:00 com a cerimonia de Inauguração, seguido de um abençoado culto onde cantaram os grupos locais e pregou a palavra o Pr. Gerson Morais. 
Estiveram presentes além da população local, sua excelência Prefeito Luciano e Vice-prefeito Geraldim, alguns vereadores  e empresários da cidade, Pastor Gerson Morais(Catalão-GO), Pastor Manoel Pedro(Alvorada - PI), Pastor Matias(Amelia Rodrigues - BH), Pastor Wanderson(AD min. Madureira).
No dia seguinte a festa continuou com uma manhã de adoração e avivamento. Deus usou poderosamente a Irmã Lurdes de Catalão - GO e também o Pr. Matias. Ambos foram grandemente usados para nos edificar com a Palavra de Deus. E por fim, um almoço de confraternização com toda igreja.
Nossos agradecimentos a todos que se colocaram na posição de parceiros desta obra e nos ajudaram de forma direta ou indiretamente.





 


 

BATISMO NAS ÁGUAS


Seguindo o exemplo de Jesus que foi batizado nas águas já em sua idade adulta e Cumprindo a orientação bíblica de batizar os novos conversos em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, a IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM BERTOLÍNIA, através de seu pastor presidente Isac A. de Sousa realizou mais um batismo.

Desta vez foram 16 novos crentes que ingressaram no rol de membros. Foi uma festa, uma alegria imensa, um mover maravilhoso do espirito santo em nosso meio.





sábado, 7 de novembro de 2015

TIPOS DE PESSOAS QUE VÃO PARA O RETIRO

ILUSTRAÇÃO

A LÓGICA DE EINSTEIN

"Duas crianças estavam patinando num lago congelado da Alemanha. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou . 
A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo. 
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: 
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis! 
Nesse instante, o gênio Albert Einstein que passava pelo local, 
comentou: 
- Eu sei como ele conseguiu. 
Todos perguntaram: 
- Pode nos dizer como? 
- É simples. - respondeu o Einstein - Não havia ninguém ao seu redor , para lhe dizer que não seria capaz" 
"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança." 

Albert Einstein

PERGUNTAS E REPOSTAS COM GABARITO

PERGUNTAS EXTRAÍDAS DE PARÁBOLAS DO NOVO TESTAMENTO


1. Qual das sementes na parábola do semeador, cresceu, brotou e logo secou?

2. Conforme Mateus em qual forma numérica produziu a semente que caiu em boa terra?

3. Qual é o tipo de ouvinte que Jesus compara com a "beira de um caminho"?

4. Que parábola fala de olhos bons e corpo iluminado?

5. Há quantos anos um homem procurava fruto na figueira estéril quando ele a mandou cortar?

6. Jesus compara o reino de Deus a algo plantado numa horta. Que planta é esta?

7. O que uma mulher escondeu, que se compara ao reino de Deus?

8. Em quantas medidas de farinha foi divido o fermento da "parábola do fermento"

9. De acordo com Lucas o que vem antes do "entrar pela porta estreita"?

10. No contexto de qual parábola Jesus diz: "apartai-vos de mim, vós todos que praticais a iniquidade" ?

11. Em uma das parábolas alguns convidados apresentam desculpas para não atender ao convite do rei. Qual a desculpa do primeiro deles?

12. Quantas juntas de bois haviam sido compradas pelo homem que recusou o convite na parábola da Grande ceia.

13. Um home casou-se e por isso disse não pôde ir participar da maior festa da sua vida. Em qual parábola encontramos este triste fato?

14. Literalmente a que construção Jesus se referiu quando falou de "sentar pra calcular despesas/gastos para ver se dar pra concluir?

15. A qual tempero Jesus compara seus discípulos?

16. Em qual livro e capítulo encontramos 3 coisas perdidas?

17. A que se assemelha o retorno da ovelha perdida?

18. Certa mulher perdeu uma dracma. quantas haviam antes da perca?

19. A alegria da mulher ao encontrar uma dracma que se perdeu é igual ao júbilo de quem? conforme a aplicação que Jesus faz?

20. Quantos filhos tinha o pai da párabola do filho pródigo?

21. Qual dos filhos pediu a parte da herança a seu pai?

22. Qual a ordem de atitudes da mulher que perdeu a dracma para que viesse a encontrá-la?

23. No reencontro entre o filho prodigo e seu pai, ele ganha 3 peças para sua aparência exterior. que peças são estas?

24. Em qual livro encontramos a parábola do administrador/mordomo infiel?

25. Há uma parábola que fala de dois homens que subiram ao templo para orar. que homens eram estes?

26. Falando sobre o bom pastor Jesus se refere a um que não entra pela porta, e lhes dar 2 características. quais são elas?

27. Quando o homem foi ferido na parábola do "bom samaritano" ele fazia o percurso entre quais cidades?

28. O homem caído no caminho em Lucas 10:30 encontrou 4 tipos de pessoas quem são estes?

29. A que Jesus compara o homem prudente?

30. O que um certo homem vendeu para comprar uma "pérola de grande valor"?

31. Na parábola do trigo e do joio, quem são estes na interpretação que Jesus dá?

32. Quantos talentos foram distribuídos aos 3 servos em Mateus 25?

33. Quando o homem volta de sua viagem e pede conta dos talentos dados aos seus servos quantos talentos ele recebe?

34.  Na parábola das 10 virgens quantas adormeceram a espera do noivo?


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Pré-aula_Lição 6: O impiedoso mundo de Lameque

HISTÓRIA DE MISSÕES - PAI DAS MISSÕES MODERNAS

Guilherme Carey

Pai das missões modernas
(1761-1834)

O menino Guilherme Carey, era apaixonado pelo estu­do da natureza. Enchia seu quarto de coleções de insetos, flores, pássaros, ovos, ninhos, etc. Certo dia, ao tentar al­cançar um ninho de passarinhos, caiu de uma árvore alta. Ao experimentar a segunda vez, caiu novamente. Insistiu a terceira vez: caiu e quebrou uma perna. Algumas semanas depois, antes de a perna sarar, Guilherme entrou em casa com o ninho na mão. - "Subiste à árvore novamente?!" -exclamou sua mãe. - "Não pude evitar, tinha de possuir o ninho, mamãe" - respondeu o menino.

Diz-se que Guilherme Carey, fundador das missões atuais, não era dotado de inteligência superior e
Clique em mais informações para continuar lendo a história

JOVEM MÁRTIR - MARTINA

A Jovem Martina

Não há nada mais delicado, indefeso, e belo, que a jovem cuja castidade nunca foi maculada pela influência corrupta do mundo. A alma inigualável de uma virgem é algo que brilha na terra, e agrada a Deus. Freqüentemente, na história do mundo, Deus tem escolhido a fragilida­de e a humildade para as mais extraordinárias manifestações do seu poder e da sua bondade. Em mais de uma ocasião ele usou seres que mais se assemelhavam a anjos em forma humana, para atrair-nos por meio da amabilidade e da pureza, e para mostrar-nos o mistério do amor, pelo qual Ele se une à alma humana.

Deus sempre operou maravilhas através de seus santos. Dava-lhes do seu poder quando lhe pediam, e aquelas extraordinárias suspensões das leis da natureza, a que chamamos milagres, eram para eles ações costumeiras. Mas não havia nada tão reconfortante quanto o poder, a consolação, e a proteção que Ele comunicava às suas filhas indefesas, nos tempos terríveis da perseguição. Quando arrastadas perante os tiranos por causa de sua fé e virtude, Deus as protegia com as próprias mãos. Ele não somente as fazia triunfar sobre a raiva brutal do pagão, como as tornava mensageiras e testemunhas da divindade do cristianismo. Sua castidade virginal era preciosa ao Pai Celeste, e Ele invariavelmente desferia um golpe vingador sobre o malvado que ousasse lançar sobre elas um olhar impuro. Se Ele permitia que fenecessem sob o machado dos lictores, era para que a sua morte fosse o triunfo de sua fé e pureza, e o início de sua recompensa inefável no paraíso celestial.

Nenhuma perseguição, nenhum pesar ou tormento da pior espécie, e nem qualquer agrado ou alegria atraentes, porém falsos, podiam induzir uma cristã do primeiro século a renunciar ao sublime título de cristã e virgem. O triunfo das jovens mártires era o mais perfeito e absoluto. Acaso poderia ser diferente? Era o triunfo dEle, que reina nos altos céus, que se ri da malícia de seus inimigos, e contra quem as nações se enfurecem em vão.

Entretanto, quando olhamos para trás e vemos com admiração as lições emocionantes e sublimes, que nos foram dadas pelos cristãos heróis dos tempos primitivos, experimentamos um secreto sentimento de pesar por já haverem passado os dias de triunfo. As seduções, os agrados, as imoralidades de nossos dias de paz e repouso têm sido mais destrutivos que o fogo, a espada, ou as bestas feras dos pagãos. É raro encontrar, hoje, uma virgem verdadeira -uma que sofreria a morte antes de permitir que o mais leve sopro de corrupção lhe maculasse a castidade. Ai, o que o açoite, a roda ou a brutalidade não podiam tocar no passado, pode hoje ser atingido por um olhar, um aperto de mão, ou uma liberdade brincalhona. A influência corrupta da educação mundana, e até mesmo irreligiosa, permitida pelos pais descuidados e indiferentes de nossos dias, tem varrido a proteção da modéstia, e os nossos filhos têm perdido os seus valores antes mesmo de saber estimá-los. Mas maldito o infeliz que consente em ser instrumento de Satanás para a destruição da inocência! Ele afundará nos tormentos do Inferno como o impiedoso Ulpiano, que tramou a ruína e a morte da virgem Martina. Conhe­çamos a sua interessante história.

ESTUDO BÍBLICO


A FAMÍLIA VIVENDO UM AVIVAMENTO (Gn.35:1-15)


INTRODUÇÃO

Sua família esta realmente vivendo um avivamento? Qual é o efeito deste avivamento genuíno? Não terá alguma espécie de "ídolo" impedindo o renovo e a benção abundantemente? Sabemos que a família é obra prima da criação. Antes de o estado a incorporar, a família já era uma instituição divina. Portanto, a família corretamente instituída é a parte mais importante da igreja e da sociedade.